Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Comunidade Biocêntrica.

COMUNIDADE BIOCÊNTRICA

REDE SOLIDARIEDADE ROLANDO TORO

De mãos dadas com a Vida


A solidariedade é a expressão maior de que o outro é meu irmão/irmã. Ela nos dá a real grandeza de nossa capacidade de amar indiferenciadamente o humano. Afastar-se do ato de voltar-se para o outro é deixar a humanidade à deriva, “salve-se quem puder”, é deixar de sentir e compreender que “O paraíso é o irmão” (Rolando Toro), mesmo distante e diferente de nós.

Por isso, hoje, pensamos que todos nós, pessoas comprometidas com a Vida, educadores biocêntricos, pessoas da Biodança, participantes de grupos regulares e de maratonas, alunos de formação e de pós-graduação, facilitadores, titulares e didatas, coordenadores e diretores, somos parcelas de um todo, de uma rede, a que Ruth Cavalcante chama de Comunidade Biocêntrica.

Ao termos a clareza de nossa possibilidade de integração de nossos tantos caminhos de encontros e desencontros, de vida coexistente e criativa, com um potencial solidário, sentimos que é possível construir, fazer florescer, se dermos chance a todos nós, uma profunda e consistente rede de convivência e de ajuda humanitária – a Rede Solidariedade Rolando Toro.

Rede, por ser a trama do Universo, da Vida, processo interativo, comunicativo, integrado e criativo, capaz de auto-organização e transcendência. Solidariedade, por ser a condição do humano e do amor, o vínculo com o outro/outra, nossa radicalização afetiva indeferenciada. Por esse caminho damos nossa parcela coletiva de contribuição para um mundo melhor, cuidamos da Comunidade Biocêntrica e expressamos nosso carinho e agradecimento a Rolando Toro. Homenageamos a quem tanto nos brindou e nos despertou para a conexão profunda com a vida.

A Universidade Biocêntrica e o Instituto Nordeste Cidadania vivem esse sonho de um novo mundo, de uma nova humanidade alicerçada na fonte maior - o amor. Temos a certeza de que o poder das mãos dadas é capaz de concretizá-lo. “Sonho que se sonha só é somente um sonho; sonho que se sonha junto é realidade”.

No II Encontro Nordestino de Educação e Cidadania e II Encontro Nordestino de Educação Biocêntrica, realizado em Fortaleza de 11 a 14 de março de 2010, com a participação de quase 600 pessoas, em Assembléia Geral do evento, foi aprovada por aclamação a proposta de criação da Rede Solidariedade Rolando Toro. Todos os presentes concordaram em incluir seus e-mail na rede e participar de sua construção coletiva.

Na assembléia ficou decidido que, de modo provisório, a Universidade Biocêntrica e o Instituto Nordeste Cidadania cuidarão do começo da construção da rede, buscando a parceria com pessoas e entidades da Comunidade Biocêntrica e de outros espaços de solidariedade para deflagrar o processo que, progressivamente, se tornará auto-organizativo, auto-regulado e auto-poiético.

A rede, então, a partir daí, também, de modo provisório, apresenta o seguinte esboço inicial:

  1. A Rede Solidariedade Rolando Toro tem a finalidade de fomentar, articular e integrar desejos e ações de Ajuda Humanitária no mundo, direcionada às comunidades pobres do mundo, às populações em situação crítica devido às catástrofes naturais e guerras, à proteção da infância, às mulheres vítimas de violência e aos idosos abandonados, como também ao cuidado e recuperação dos ambientes naturais e animais e floras específicos;

  1. Divulga as ações de Biodança e Educação Biocêntrica voltadas para a Ação Social, preocupação de Rolando em toda a sua trajetória, expressa em uma de suas últimas mensagens: "Nuestra tarea no es simplemente ejercer una profesión sino realizar la misión de inducir un cambio interior de respeto y profunda solidaridad humana"

  1. Poderão participar da rede alunos e facilitadores de Biodança, de Educação Biocêntrica, como também pessoas e entidades que se identificam com a proposta;

  1. A Universidade Biocêntrica e o Instituto Nordeste Cidadania cuidarão, provisoriamente, com alguns parceiros (pontos de interconexão), da inclusão na rede de pessoas e entidades interessadas, bem como, junto com os participantes da rede, zelarão para que nela não circulem mensagens que fujam à sua finalidade;

  1. Os participantes da rede terão dois compromissos solidários: o de ajudar e/ou buscar ajuda para um projeto social e o de propor projetos de ajuda humanitária em um dos eixos apresentados no item 01;

  1. A ajuda a um projeto virá da identificação de participantes da rede (pessoa ou entidade) com a proposta desse projeto. Assim, entrarão em contato direto (através de email e/ou telefone) com quem (pessoa ou entidade) apresentou o projeto na rede e, após analisar a proposta, tomará a decisão de ajudar ou não;

  1. De dois em dois anos, a Rede Solidariedade Rolando Toro realizará um grande Encontro Internacional da Solidariedade para estarmos juntos vivenciando e compartilhando de nossas práticas, saberes e sonhos, bem como avaliando o funcionamento da rede e os resultados alcançados por ela.

Conselho da Universidade Biocêntrica e Instituto Nordeste Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário